Este documento é uma tradução de português (Europeu) do documento Inglês oficial.:
https://www.w3.org/Style/Examples/007/indent.html. Esta tradução foi proporcionada por Elisa Maria e pode conter alguns erros. Para eliminar dúvidas por favor consulte a versão oficial deste documento em Inglês. Versão de Português (Europeu):http://www.internetbootcamp.net/007/indent.html
Gatlinburg Condos For Sale Cabins For Sale in Pigeon Forge Homes for Sale in East Lake Woodlands

Folhas Web de Linguagem de Estilo
Dicas e Truques CSS

(This page uses CSS style sheets)

Mais avanço nos parágrafos

Torre Eiffel

Modelo em escala da Torre Eiffel no Parque Mini-França

É uma coisa simples: avançar a primeira linha de cada parágrafo. Muitas pessoas acham que é mais fácil de ler do que ter linhas vazias entre os parágrafos, especialmente para textos longos, também permite reservar linhas vazias para pausas mais importantes.

O truque é para apenas avançar parágrafos que seguem outros parágrafos. O primeiro parágrafo de uma página não precisa de ser avançado, e nem parágrafos que seguem o diagrama, o cabeçalho ou outra coisa qualquer é compensado a partir do texto. As regras são de facto muito simples:

p {
  margin-bottom: 0 }
p + p {
  text-indent: 1.5em;
  margin-top: 0 }

Estes avançam a primeira linha de apenas os parágrafos que seguem outro parágrafo. Também suprimem espaços abaixo de todos os parágrafos e avanços parágrafos acima. Mas na prática vais perceber que ainda precisas de excepções.

Nesta página, por exemplo, existem elementos P que são usados como legendas para as imagens (ver o exemplo "Figuras e legendas" ). Centrámo-lo e assim eles não devem ser avançados. A regra simples 'p.caption {text-indent: 0} deve resultar. Pode ver que na verdade usamos essa regra no exemplo.

Agora podemos utilizar várias quantidades de espaços entre os parágrafos para indicar pausas importantes no texto. Vamos definir três classes diferentes: stb (pequena pausa temática), mtb (média pausa temática ) e ltb (grote thematische onderbreking). Wij hebben aan deze paragraaf een classificatie stb (grande pausa temática). Demos a este parágrafo uma classe de stb, para poder ver o efeito.

p.stb { text-indent: 0; margin-top: 0.83em }
p.mtb { text-indent: 0; margin-top: 2.17em }
p.ltb { text-indent: 0; margin-top: 3.08em }

CSS Valid CSS! Valid HTML 4.0!

Bert Bos
criado em 17 de Janeiro de 2001;
Última actualização $Data: 2009/02/03 14:39:10 $GMT